sábado, 10 de julho de 2010

Torta Três Pingos

Por: Ligiane Castro (via e-mail)

Olá, guriazinhas!

Minha receita é de uma torta salgada que sempre cai bem, pela facilidade e pela gostosura.
Aprendi pelo nome de Torta Três Pingos. É um ótimo lanche da tarde, ou mesmo lanche da noite.

Vamos lá:

3 xícaras de farinha de trigo
3 xícaras de leite
3 ovos
1 xícara de óleo
3 colheres de sopa de queijo ralado
1 colher de sopa de fermento em pó
1 lata de creme de leite 
250g de presunto magro
250g de queijo mussarela

Modo de fazer:

Junte todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento em pó, presunto, queijo mussalera e o creme de leite. Bata bem, até que fique uma massa homogênea. Talvez seja necessário pausar para tirar com uma colher, o que possivelmente grudará nas paredes do liquidificador. Massa pronta, coloque o fermento em pó, bata um pouquinho e reserve.

Unte uma forma retangular não muito grande (média). Aprendi o truque de untar usando azeite de oliva, que deixa a massa crocante. Primeiro coloque uma porção da massa que foi feita no liquidicador. Um dedo e meio de altura. Saiba que o resto será usado em mais duas camadas.
Depois, coloque uma camada de presunto em cima, que cubra toda a massa. Passe uma camada de creme de leite em cima do presunto. Agora, uma camada de queijo mussarela. Na sequência, vamos repetir os passos anteriores: Outra camada de massa, outra de presunto, outra de creme de leite, outra de mussarela e outra de massa. O importante é que a última camada seja de massa, para dar o fechamento. Eu sempre polvilho com mais queijo ralado em cima para dar um toque final - fica gostoso.

Leve para assar em forno convencional à 180 graus, em torno de 45 minutos, dependendo da potência do seu forno. Vale a dica de prestar atenção para o momento que a massa estiver corada e mais altinha.

Obs: eu uso 2 latas de creme de leite porque sou exagerada e gosto de uma camada bem farta, Depende do seu gosto!

Pode ser servida quente ou mesmo fria. No dia seguinte, mantém o sabor delicioso!
Eu faço assim, também: quando tem uma festinha, espero esfriar (tipo, de um dia para o outro) e corto em pequenos quadradinhos e coloco em forminhas. É como um salgadinho, que sempre tem boa aceitação. Criança adora!!!

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário