sábado, 10 de julho de 2010

Sobrecoxa de frango desossada recheada ao forno

Por: Ricardo Franco (via e-mail)

Oi meninas (e rapazes também)...

Dia desses fui ao mercado e resolvi fazer uma compra saudável. Coloquei no carrinho: Verduras, frutas, legumes - quase tudo orgânico - peixes, cortes de frango (comprei um tal de Kori - dizem que são aves criadas sem hormônios e acredito, porque a carne é bem diferente... muito mais tenra que essas esponjas que compramos por aí, mas custa umas três vezes mais...), cereais diversos, gelatina, arroz integral etc. Quando eu já estava na fila do caixa, lembrei de comprar um queijo de leite de cabra (adooooooroooooo)... aí é que foi o problema... os queijos ficam perto dos bacons, carnes salgadas, embutidos... Pra resumir a história, cheguei em casa e fui preparar um franguinho super saudável... rss... que ficou uma delícia:

Ingredientes
(não sei precisar quantidades... vai na intuição):
- Coxa com sobrecoxa de frango sem pele e sem osso (se não conseguir desossar as duas partes juntas, faça apenas a sobrecoxa)
- Bacon
- Cenoura
- Pimentão
- Gergelim torrado
- Noz-moscada
- Sal
- Pimenta do reino
- Molho de alho (compra-se em qualquer mercado as "garrafinhas" - mas cuidado... alguns são uma porcaria... gosto do Fenício, é barato e dá um toque excelente nas minhas receitas)
- Manteiga
- Azeite extra virgem

Preparo:
Tempere o frango com molho de alho, sal, pimenta e noz-moscada. Reserve. Corte a cenoura o pimentão e o bacon em tiras bem finas. Recheie os cortes de frango, salpicando o gergelim, enrole e amarre bem, coloque em um refratário com muita manteiga e azeite (o azeite no fundo e a manteiga, em pasta, por cima do frango). Leve ao forno médio-alto. Vá controlando. Quando dourar um lado, vire, deixe dourar o outro e está pronto um franguinho super light (rss)... ok, é muito calórico mas fica uma delícia... 

Caso prefira, corte o bacon em fatias bem grossas e coloque em volta ou em cima da carne (assim você poderá descartá-lo depois do prato pronto)...
Para amenizar a culpa, basta você dizer para si mesma que a receita tem tudo de saudável: Frango desossado e sem pele, cenoura, pimentão, gergelim e azeite de oliva extra virgem... hehe.

Beijos gordurosos.

2 comentários:

Ricardo Franco disse...

Oi meninas.
Perdoem-me por não ter assinado.
Ah, uns detalhes (uma amiga esteve aqui, leu o post e perguntou a respeito):
- O gergelim é no recheio.
- Quando eu digo "muita manteiga e azeite", é sério, a carne fica "nadando" naquela gordurada toda... rss... (mas é claro que vocês não precisam exagerar como eu, né?). Na verdade, a grande quantidade foi por acidente: Eu já havia colocado bastante azeite e só depois pensei que seria interessante colocar manteiga por cima. Mas passei a fazer sempre assim porque gostei do resultado desse "erro".
Bjs.
Ricardo Franco.

Mulher e Mãe disse...

Oi Ricardo.

Já corrigi a assinatura, e troquei o marcador para Homem na Cozinha.

Você e o Papai Gourmet são nossos grandes parceiros nesse site. Minha mãe sempre falou que homem na cozinha é show de bola!

Eu não como carne vermelha desde os 13 anos, e o frango Korin é realmente muito bom. É menor e mais caro, mas vale a diferença!

Bjos e obrigada pela contribuição!

Calu

Postar um comentário